sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Segunda etapa do Projeto Sonora Brasil no Palco Giratório

A segunda etapa do Projeto Sonora Brasil do Departamento Nacional do SESC, que é realizado em parceria com o SESC Paraíba, traz à Campina Grande os violonistas Henrique Annes e Marcelo Fernandes. A apresentação será nesta sexta-feira (18), às 18h, no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG), em Bodocongó.

A 12° edição do Sonora Brasil traz a público um panorama da obra violonística do país nas últimas décadas. São oito intérpretes da obra de compositores das cinco regiões onde estão localizados seus estados.

Na primeira etapa desse ano apresentaram-se no evento Daniel Wolff, do Rio Grande do Sul, e João Pedro Borges, do Maranhão. Este projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical.

HENRIQUE ANNES - Henrique Annes nasceu em Recife, foi testemunha e agente histórico da tradição violonística de Pernambuco e aprendeu sozinho a tocar o instrumento. Possui Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Violão pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Foi professor de violão do Conservatório Pernambucano de Música durante 37 anos. Participou de algumas Orquestras e em 1985 fundou a Oficina de Cordas de Pernambuco. Fez turnê pelo Sul da Geórgia e outras cidades norte-americanas e desenvolveu estilo próprio, à luz de seus mestres como fonte de inspiração.

MARCELO FERNANDES - Marcelo Fernandes, Bacharel em Violão e Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, participou de diversos cursos nacionais e internacionais e venceu vários concursos de interpretação instrumental. Há mais de dez anos, empreende carreira internacional, tendo realizado recitais e masterclasses em vários países.

Recentemente lançou seu primeiro disco solo, Música Latino-americana para Violão. Atualmente é doutorando em musicologia junto ao Departamento de Música da USP e docente efetivo da UFMS.

PALCO GIRATÓRIO - Esse evento acontecerá paralelo ao Festival Palco Giratório, que desde o dia 01 de setembro traz oficinas e atrações teatrais, musicais e apresentações de dança, e prossegue até o dia 30 deste mês. Mais informações pelos telefones 3341-5800, pelo blog www.sesccultural.blogspot.com, ou no Setor de Cultura do SESC Centro, localizado a Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.

Nenhum comentário: