segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Encontro de Música de Raiz e 7 Notas tem diversidade cultural nesta segunda-feira

A programação desta segunda-feira, 06, do IV Encontro de Música Regional de Raiz e do Projeto 7 Notas - Edição 2010 será marcada pela diversidade de manifestações culturais, com apresentações que irão da bossa nova à banda de pífanos. Ambos os eventos, realizados pelo Serviço Social do Comércio da Paraíba, acontecerão na Praça da Bandeira, as partir das 17 horas.

Dentre as atrações do dia está a Mazurca Santa Catarina, que se apresentará às 18 horas. Essa manifestação cultural acontece há pelo menos 150 anos na comunidade rural Santa Catarina, no município de Monteiro (PB). Segundo relatos de moradores da localidade, a tradição foi passada de geração para geração através da tradição oral.

O forró tradicional do grupo As Bastianas também marcará presença, com apresentação às 20 horas. O quinteto, formado exclusivamente por mulheres, tem uma história de mais de 10 anos dedicada ao resgate e a divulgação da autêntica música nordestina. As garotas ‘arretadas’ já participaram de diversos programas de TV e Rádio, como Viola Minha Viola, Bem Brasil, Mais Você e Jornal Hoje.

Além dessas atrações, haverá ainda a apresentação do músico Benedito do Rojão, às 18h30, e da Banda de Pífanos São Vicente, de Monteiro (PB), às 19h30. O público também poderá conferir a performance da cantora campinense Adília Uchôa, às 17 horas, integrando a programação do Projeto 7 Notas. Na ocasião, a artista, que já abriu shows de grandes músicos como Jair Rodrigues, interpretará canções que percorrerão a bossa nova e o samba.

O IV Encontro de Música Regional de Raiz e o Projeto 7 Notas são realizações do Sesc Paraíba em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3341-5800, no blog www.sesccultural.blogspot.com ou no Sesc Centro, que fica localizado na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio, em Campina Grande.

Confira a programação completa:

Dia 06 de dezembro
Projeto 7 NOTAS
17h – Adília Uchôa - Da Bossa Nova ao Samba Canção (Campina Grande – PB)
ENCONTRO DE RAIZ
18h – Mazurca (Monteiro - PB)
18h30 – Benedito do Rojão (Campina Grande – PB)
19h30 – Banda de Pífano São Vicente (Monteiro - PB)
20h – As Bastianas (João Pessoa – PB)

Dia 07 de dezembro
Projeto 7 NOTAS
17h – Sócrates Gonçalves - Cazuza (Campina Grande – PB)
ENCONTRO DE RAIZ
18h – Lavandeira e Lua Nova (Campina Grande – PB)
18h30 – Banda de Pífano de Campina Grande (Campina Grande – PB)
19h – Duduta e Seu Regional (Campina Grande – PB)
20h – Jeito Nordestino (Campina Grande – PB)

Dia 08 de dezembro
Projeto 7 NOTAS
17h – Eloisa e Waguinho - Chico Buarque (Campina Grande – PB)
ENCONTRO DE RAIZ
18h – Elos (Campina Grande – PB)
19h – Maracatu MaracaGrande (Campina Grande – PB)
20h – Cavalo Marinho da Paraíba (Bayeux - PB)

Dia 09 de dezembro
Projeto 7 NOTAS
17h – Albatroz (Campina Grande – PB)
18h - MPB Night – Gonzaguinha (Itaporanga – PB)
ENCONTRO DE RAIZ
19h – Samba de Coco Mestre Zé Zuca (Queimadas – PB)
19h30 – Vó Mera e Seus Netinhos (João Pessoa – PB)

Dia 10 de dezembro
Projeto 7 NOTAS
17h – Choro Novo – Campina Grande - PB
ENCONTRO DE RAIZ
18h – Samba de Coco Raízes de Arco Verde (Arco Verde – PB)
19h – Adiel Luna e Coco Camará (Recife - PE)
20h - Lia de Itamaracá (Olinda – PE)

Dia 11 de dezembro
Projeto 7 NOTAS
16h - Across The Beatles (Campina Grande – PB)
17h – Marcelo Lancelott (Campina Grande – PB)
17h30 – Roberth Gonçalves - Renato Russo (Campina Grande – PB)
18h30 – Toninho Borbo (Campina Grande – PB)
19h30 – Batuque (Olinda - PE)

CineSesc encerra atividades de 2010 com exibição de filmes em Caturité

Nesta segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, o Serviço Social do Comércio da Paraíba realizará uma série de exibições de filmes em escolas públicas do município de Caturité, no cariri paraibano. Estas sessões marcarão o encerramento das atividades anuais do projeto CineSesc na unidade do Sesc Centro Campina Grande.

A programação começará na Escola Municipal Antônio Trovão de Melo, no dia 6, com exibições pela manhã, às 9 horas, e a tarde, às 14 horas. Também será contemplada a Escola Municipal José Cabral de Sousa Filho, no dia 7, com sessões nos mesmos turnos e horários. Os alunos terão a oportunidade de assistir a filmes sobre o tema cultura e meio ambiente. Entre os títulos escolhidos estão os curta metragens A Velha a Fiar, Ilha das Flores, Josué e o Pé de Macaxeira e Tampinha.

O projeto CineSesc encerra 2010 com o sentimento de dever cumprido, após alcançar resultados expressivos em suas atividades. Desde o mês de março, cerca de 12 mil pessoas assistiram aos filmes exibidos pelo projeto, acumulando quase 80 mil atendimentos, que beneficiaram comerciários e a comunidade em geral de Campina Grande.

Os resultados alcançados no decorrer desse ano só foram possíveis graças a iniciativas como O Cinema Vai à Escola, que percorreu mais de 100 escolas públicas da cidade, levando cultura e entretenimento a crianças e adolescentes. Outras ações como a Semana Curta Campina, a Mostra Jodorowsky, a Mostra de Cinema Infantil, exibições para os funcionários do INSS, além do apoio a eventos do gênero, como o Festival Audiovisual Comunicurtas, também foram decisivas para atingir as metas.

O CineSesc é um projeto idealizado pelo Departamento Nacional e realizado conjuntamente com as unidades do Sesc espalhadas por todo o país. Um de seus objetivos é buscar incentivar o gosto pela sétima arte, além de promover lazer, diversão e educação dos sentidos, através do cinema.

Mais informações sobre o projeto e outras atividades podem ser obtidas através do telefone (83) 3341-5800, no blog www.sesccultural.blogspot.com ou no Sesc Centro, que fica localizado na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio, em Campina Grande.