quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"A Montanha Sagrada" encerra Mostra Jodorowsky do CineSesc


Nesta quinta-feira, 19, a partir das 19 horas, o Sesc Centro em Campina Grande exibirá o último filme da Mostra Jodorowsky de Cinema. O evento teve início na terça-feira, 17, e homenageia a obra surrealista do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky. O título escolhido para a sessão de encerramento é o longa-metragem A Montanha Sagrada, de 1973.

Na história, Jodorowsky interpreta o papel do “alquimista”, que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos de natureza mística para que se desprendam da bagagem "mundana" antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa Ilha de Loto. Uma vez na ínsula, iniciam a ascensão à Montanha Sagrada para substituir os deuses imortais que em segredo dominam o mundo.

Considerado um dos precursores da arte multimídia, Jodorowsky possui uma obra polêmica e desconcertante, que chamou atenção até mesmo da indústria hollywoodiana. Além de cineasta, ele também é dramaturgo, literato, ensaísta, tarólogo e especialista em psicomagia.

A entrada para a exibição é gratuita. A Mostra Jodorowsky de Cinema é realizada pelo Sesc Paraíba em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3341-5800, no endereço eletrônico www.sesccultural.blogspot.com ou na própria unidade, que fica localizado na Rua Giló Guedes, Santo Antônio, 650.