quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sesc abre inscrições para oficina do projeto Leituras em Cena em Campina Grande




De 5 a 7 de setembro, o Sesc Paraíba recebe mais uma oficina do projeto Dramaturgia: Leituras em Cena na cidade de Campina Grande. A oficina, que acontecerá às 18 horas, é a segunda realizada este ano e é direcionada a atores e ao público em geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas mediante doação de 2 quilos de alimentos no Setor de Cultura do Sesc Centro. Estão disponíveis 20 vagas.

Com o tema O imaginário do desencontro: o teatro performativo e a estética da perturbação em Lourenço Mutarelli, serão trabalhados os textos de Lourenço Mutarelli. Este autor brasileiro teve seus livros NinaO Cheiro do Ralo adaptados para o cinema com reconhecido êxito. Na oficina, serão trabalhadas as 5 peças contidas em O Teatro das Sombras e o texto literário O Natimorto.


Para o estudo destes textos, partiremos de estados e emoções vivenciadas pelos participantes em dinâmicas que visam trazer à tona suas histórias de vida e convicções, nublando a fronteira traçada entre o teatro e a vida. O ministrante será o músico e compositor Daniel Belquer, que começou a trabalhar com teatro em 96, compondo música original. Desde 2002 dirige seus próprios espetáculos teatrais, combinando apurada pesquisa sonora a um teatro performativo com tecnologia digital interativa.

O Dramaturgia: Leituras em Cena é uma projeto do Departamento Nacional do Sesc realizado em parceria com o Sesc Paraíba. Mais informações podem ser obtidas na unidade da Instituição, localizada na Rua Giló Guedes, Santo Antônio, 650, ou pelo telefone (83) 3341-5800.

Último dia de leituras dramatizadas apresenta obra de Nelson Rodrigues




O Sesc Paraíba realiza hoje, às 19 horas, no cine-teatro do Sesc Centro Campina Grande, a última apresentação de leituras dramatizadas pelo Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena. Durante quatro dias, o público foi convidado a desvendar, através da leitura feita por atores, as peculiaridades das obras de dois ícones imortalizados na literatura brasileira: Guimarães Rosa e Nelson Rodrigues.


Neste último dia, será apresentada a leitura de A Vida Como Ela É, do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues. A direção é de Flávio Guilherme e fazem parte do elenco Allan Fernando, Eliana Figueiredo, Erik Brito, Joana Marques, Levi Oliveira, Mayara Carvalho e Moema Vilar.

Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores escritores, dramaturgos e cronistas da literatura brasileira. Em sua obra A Vida Como Ela É, escrita originalmente para a coluna do jornal carioca Última Hora, são retratadas as maiores obsessões do escritor, quais sejam: adultério, homossexualidade, incestos e perversões sexuais. Escrito com uma linguagem coloquial, o texto fala com frieza sobre situações vividas no âmbito privado da vida íntima das pessoas, verdades escondidas por trás do falso moralismo da sociedade dos anos 1950.

O Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena é uma realização do Departamento Nacional do Sesc, em parceria com o Sesc Paraíba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3341-5800, no e-mail culturasesccg@gmail.com, ou ainda no Sesc Centro Campina Grande, na rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.