sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PALCO GIRATÓRIO: A força da diversidade

O SESC é atualmente conhecido como um dos principais agentes de difusão das artes cênicas no Brasil, mantendo-se fiel ao compromisso de promover a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviço e turismo. E, quando ultrapassa fronteiras territoriais, o papel transformador da produção cultural, exaltado em suas ações e projetos, assume proporções inusitadas.

Por perceber na diversidade a riqueza de nossas raízes culturais, o SESC apóia manifestações artísticas que contribuem para a liberdade de expressão e da criação, bem como estimula a realização de projetos de interesse público que contemplem a democratização da arte brasileira. Coerente com esses princípios, a Instituição criou há onze anos o projeto Palco Giratório, o circuito de artes cênicas - único do gênero no país - que mostra o Brasil para o Brasil.

A inspiração adveio do questionamento do SESC acerca das dificuldades de acesso aos saberes, informações e tecnologias - próprios à produção artística - que, de um modo geral, na maioria das localidades brasileiras tês contribuído para imitar ou tornar as manifestações culturais reiterativas de fórmulas ou formas já desgastadas.

Diante disso desse cenário, o projeto Palco Giratório permitiu, ao longo de sua trajetória, que todas as regiões do país participassem de uma rede de distribuição e recepção de bens culturais, conjulgando atividades formativas e de fruição. Hoje consolidado como iniciativa das mais relevantes para a cultura no país, o projeto apresenta a arte genuína, regional, rica na sua brasilidade, uma mistura de sotaques com a marca da diversidade.

Assim é o Palco Giratório: um amplo agregador de bens culturais diversos; conjunto de atividades composto por apresentações artísticas, oficinas, palestras, intercâmbios, festivais de artes e mostra de arte e de cultura que muda o cotidiano das cidades por onde passa.

___________________________________
* Texto de Maron Emile Abi-Abib (Diretor-geral do Departamento Nacional do SESC PB)

Palco Giratório apresenta “Choros e Valsas – Um Tributo a Pixinguinha” nesta sexta (04)

Movimentos corporais e a música de Pixinguinha. Esses são os ingredientes usados pela Companhia de Ballet de Niterói para conquistar o público, no espetáculo “Choros e Valsas”, que será apresentado nessa sexta-feira (04/09), às 20h, no Cine Teatro do SESC Centro, dentro da programação do Festival Palco Giratório.

Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (estudante, comerciário e dependente com carteira do SESC), sendo gratuita para crianças de até 10 anos, portadores de necessidades e idosos acima de 65 anos.

“Choros e Valsas - Um Tributo a Pixinguinha transmite em sua apresentação, profundidades, sobreposições de emoções, forças incontroláveis que arrebatam e voltam para o escuro infinito e caótico da memória. Na verdade, o espetáculo é um grande mosaico de impressões emocionais causadas pelo encontro da música pulsante, popularmente erudita de Pixinguinha, e um corpo apenas a espera de ser tocado.

A Cia. de Ballet de Niterói foi fundada em 01 de março de 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança.

A Companhia, atualmente dirigida por Roberto Lima, bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, conta em seu quadro artístico com 30 bailarinos, que rodam pelo país, dentro do Projeto Palco Giratório. O Festival acontece até o dia 30 e oferece além de apresentações de dança e música, apresentações de teatro e oficinas de teatro e circo.

Mais informações pelo telefone 3341 5800, ou no Setor de Cultura do SESC Centro, localizado a Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.