quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Festividade de São Benedito é destaque na segunda etapa do Sonora Brasil na Paraíba


Foto/Divulgação
A pluralidade de cantos e vozes das festas populares em todo o Brasil é o foco da edição 2011 do projeto Sonora Brasil, desenvolvido pelo Sesc em nível nacional. Na segunda etapa do ano, o projeto traz à Paraíba a Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança, que entoa as folias, rezas e ladainhas da festividade ao santo. As apresentações acontecem às 20 horas nos dias 7 de agosto, no Cine Teatro do Sesc Centro Campina Grande, onde a entrada é um quilo de alimento não perecível, e no dia 8, na Igreja de São Francisco, em João Pessoa, com entrada gratuita.

Nas regiões Norte e Nordeste, caracterizadas por uma forte tradição oral, os cantos e vozes das festividades religiosas se tornam ainda mais ricos. Marujada de Bragança é como é conhecida a manifestação cultural de louvor a São Benedito no nordeste do Pará e de algumas cidades maranhenses. Através de ritmos, músicas e danças características, as comitivas, foliões peregrinos, entoam as etapas da adoração visitando as casas dos promesseiros.

A Comitiva de São Bendito da Marujada de Bragança, constituída para o projeto Sonora Brasil, é formada pelos cantadores Zezinho Brito, rezador há mais de 20 anos, Rafael Almeida, Waldir Santos e Nazareno Nascimento, que, além de entoarem os cânticos, tocam, respectivamente, o tambor, o pandeiro, o reco-reco e a onça.

Com a finalidade de apresentar as músicas instrumentais que acompanham a dança da Marujada, Mestre Zito, rabequeiro oficial da Marujada de Bragança, e Júnior Soares, cantador, banjista e violonista, pesquisador da cultura amazônica, se integram ao grupo para apresentarem os seis ritmos típicos da celebração: a roda, o retumbão e o chorado (afro-brasileiros); a mazurca, o xote e a contradança (europeus).
O grupo vem à Paraíba apresentar  uma das festas religiosas mais importantes do Estado do Pará. Foto/Divulgação.
A programação da apresentação é dividida em etapas, tal qual a festividade: chegada, Ave Maria, agradecimento da mesa, alvorada, despedida, louvação, Marujada de São Benedito, Dança da Marujada (instrumental), Ora pro Nobis, bendito e Graças a Deus. Todos os cânticos e músicas são de domínio público, a exceção da Marujada de São Benedito, composta por Júnior Soares e Edu Filho.

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, maior projeto de circulação musical do país, é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 14ª edição, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil – que serão desenvolvidos no biênio 2011/2012, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2011, serão 420 concertos em 110 cidades. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia.

Mais informações sobre as apresentações dos dias 7 e 8 de agosto podem ser obtidas nos respectivos setores culturais do Sesc em João Pessoa, pelo número (83) 3208-3158 ou em Campina Grande, através do telefone (83) 3341-5800. A Igreja de São Francisco se localiza na Praça São Francisco, s/n, Centro de João Pessoa, próximo à praça Dom Adauto. Já o Cine Teatro do Sesc Centro Campina Grande fica localizado na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.