quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Brincar e sorrir no Mês da Criança

Em outubro, mês dedicado às crianças, alunos de escolas públicas e particulares, creches, instuições educacionais e de apoio a portadores de deficiência, terão direito a momentos lúdicos de lazer, entretenimento e cuidados com a saúde.

O SESC, através dos projetos “Sorria Recreando” e “Saúde Bucal”, realizará atividades recreativas, culturais e educativas tanto em visita às escolas, e no SESC Açude Velho.

A Escola Municipal Iracema Pimentel, localizada no Distrito de Galante, participou da abertura do projeto, na última sexta-feira (02), no SESC Açude Velho. 75 alunos daquela instituiçao puderam divertir-se e aprender com o Sorria Recreando. A diretora Socorro Cavalcante, conta que é a segunda vez que participam e que a satisfação das crianças foi tanta, que desde o início do ano elas cobram pelo retorno. “Momentos como esses marcam as crianças, porque muitas delas não têm acesso à piscina e tantos jogos e brincadeiras educaticativas no dia-a-dia”, afirma a diretora.

O Sorria Recreando é realizado todos os meses de Outubro. Através desse projeto, o SESC oferece uma tarde festiva a cada escola ou instituição visitante. As crianças podem se divertir com banhos de piscina, play ground, casa do Tarzan, cama elástica, jogos de salão e diversos espaços divididos em “Estações da Brincadeira”.

De forma itinerante, as equipes de recreação e saúde do SESC levam as ações a diversos centros educacionais. Nas visitas, está incluída a presença do “Doutor Dentinho”, que fará com que os alunos aprendam brincando, como e porque devem manter um sorriso saudável. De acordo com a recreadora do SESC, Francineide França, essa extensão de atividades é uma forma de proporcionar alegria e inclusão social às crianças que não tem acesso a esse tipo de educação recreativa.
Tanto para visitar quanto para serem visitadas, as escolas devem fazer agendamento prévio. A recepção acontece nas quartas e sextas-feiras. Para entrar, cada aluno paga uma taxa simbólica. Já as visitas, são feitas gratuitamente nas terças e quintas-feiras.

Excepcionalmente nesta semana (06, 07, 08 e 09), não haverá visitas, só recepções. Os visitantes serão a Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima - EDAC, Escola Iracema Pimentel, Centro de desenvolvimento Infantil Eloim e Centro de Educação Mundo Moderno. No dia 12, será realizado o “SESC Dia da Criança”, que proporcionará um dia especial aos filhos de comerciários e associados.

Várias instituições de ensino já estão agendadas para o mês de outubro, o que cria a possibilidade de que o projeto se estenda até novembro. Os interessados em participar podem entrar em contato através do telefone: 3337-1991 ou através do e-mail: sescacudevelho@gmail.com.

_______________________
* Informações da Assessoria de Comunicação - SESC Açude Velho