sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sesc promove doze horas ininterruptas de arte em Campina Grande

O Serviço Social do Comércio da Paraíba realiza neste sábado, 13, e domingo, 14, em Campina Grande, o II Overdoze, que consiste em doze horas ininterruptas de apresentações artísticas. O evento, que marca o encerramento da VII Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua, acontece a partir das 18 horas do sábado e se encerra às 6 horas da manhã do domingo, 14. A entrada é franca.

O Overdoze é uma das atividades satélites do projeto Palco Giratório. Estão programadas apresentações de esquetes teatrais, danças, capoeira, maculelê, música, poesia dramatizada e artes plásticas, que serão realizadas nos diversos espaços do Sesc Centro em Campina Grande. Além disso, será servida, durante todo o evento, uma ceia com vários tipos de sopas, caldos, sanduíches e um tradicional quentão.

O objetivo desta iniciativa é integrar a classe cultural de Campina Grande, abrindo espaço para apresentações e artistas locais, despertando a produção não apenas no município, mas em toda a região. Cada apresentação, seja inédita ou não, terá a duração máxima de vinte minutos. Além dos trabalhos inscritos, integrarão o evento cantores e DJs locais, que animarão os intervalos das apresentações.

Uma comissão julgadora escolhida pelo Setor de Cultura do Sesc elegerá os melhores trabalhos apresentados no evento. A divulgação e entrega das premiações acontecerá ao final do Overdoze, às 6 horas do dia 14.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3341-5800, no blog www.sesccultural.blogspot.com ou na própria unidade, que fica localizada na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio, em Campina Grande.


PROGRAMAÇÃO OVERDOZE

18H – MÚSICA – MARACATU MARACAGRANDE

18:20H – PROJETO MOLECADA – FUMAÇA
RESULTADO DA OFICINA DE DANÇA POPULAR ALUNOS DO BAIRRO DA CANTIGUEIRA (OFICINEIRO SERGIO NASCIMENTO)

18: 40H - DANÇA TRIBAL AND VARIATIONS (TRIBAL FUSION CENTRO
CULTURAL)

19H – TEATRO - “HISTÓRIA DO HOMEM E DA MULHER” – ALUNOS DO
CURSO DE FORMAÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL
19:30 – CANTORA HELOÍSA E O MÚSICO WAGUINHO

20H - TEATRO - APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO “OLHOS MALDITOS”

20:30H – DANÇA VISÃO HOLÍSTICA – (CIA DE ARTES VIRAVOLTA)
CANTOR ANTONIO DEAN (CANTANDO PELO SERTÃO)

21H – DECLAMAÇÃO: PSICÓLOGO, POETA JOSÉ VALDECI
NABUDE (CONVIDADO)
DECLAMAÇÃO: POETA EVERTONKAYTSON
CANTORES PABLO BEZERRA, ISMAEL ALVES E LUCAS VIEIRA (TICO-
TICO NO FUBÁ E BRASEILEIRINHO)
DECLAMAÇÃO: ATRIZ CRIS LEANDRO
RECITAL A CASA DE RECURSO – CIA BAGANA DE TEATRO
(CONVIDADO)

22H – BANDA MENTES MUTÁVEIS

22:30H – EXIBIÇÃO DE FILMES

23H – ESQUETE “MEDÉIA E GOTA DÁGUA” (COMPANHIA ANÔNIMA)

23:30H – ATRIZ CHALENA BARROS (NÚMERO CIRCENSE)

00H – CANTOR ROBERTH GONÇALVES

00:30H – A COMÉDIA DA FAMILIA FELIZ” (PENHA E TIAGO, ROMÁRIO E
HILDET)
01H – “MEU ENTERRO” (ATOR JULIO CESAR) CONVIDADO

01:30H – DANÇA DO VENTRE

02H – FRANCISCO WERLLYS

02:30 – BANDA ALLPORT

03H – EXIBIÇÃO DE FILMES

3:30H – SÓCRATES GONÇALVES

04H – PORQUE A NOIVA BOTÔ O NOIVO NA JUSTIÇA (ATRIZ ALANA
FERNANDES E O ATOR JUCELINO BONAVIDES (CONVIDADO)

4:30 – SOULMOS NÓS (RELEITURAS BRASILEIRAS)

05H – DJ (GNOMO)

Último dia da Mostra Ariús levará espetáculos a vários bairros de Campina Grande

Neste sábado, 13, a VII Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua – Aldeia Palco Giratório chega ao último dia de apresentações. Os espetáculos serão realizados na Praça da Bandeira, bairro da Catingueira, Catolé de Zé Ferreira e Distrito de São José da Mata.

Às 10 horas, na Praça da Bandeira, será apresentada a peça Shakespariano, da Cia. Bagana de Teatro, do Rio Grande do Norte. O grupo mescla características da linguagem de Shakespeare com a literatura de Ariano Suassuna. A partir daí, a proposta é tornar mais estreitos esses elos que fundem e confundem culturas tão distintas e, ao mesmo tempo, tão providas de interesses comuns.

Simultaneamente, na Catingueira, acontecerá o espetáculo Colcha de Retalhos, da Cia. Boca de Cena, de João Pessoa. Este trabalho reúne algumas das mais conhecidas linguagens e técnicas do Teatro de Bonecos, funcionando como uma mostra de “curtas”, onde são apresentados, de uma só vez, três esquetes com duração média de 18 minutos cada.

O Primeiro Retalho conta a história de Cabelinho Vermelho e O Coelho Veloz, uma incrível e bem humorada adaptação do clássico Chapeuzinho Vermelho. No Segundo Retalho, o Totó é um cachorro amestrado super-inteligente, que possui um rabo bem temperamental, toda vez que fica feliz e balança-o, a confusão está formada. No Terceiro e último Retalho, explorando um pouco mais a linguagem dos bonecos de varas, a Cia. Boca de Cena monta a fabulosa trama Romance em Verde e Rosa.

Já às 16 horas, no bairro Catolé de Zé Ferreira, acontecerão apresentações de dança do Grupo Acauã da Serra, Raízes, grupo Dance Charm, grupo Originis e Boys Crazy of Dance. Logo depois, às 17 horas, o espetáculo pessoense Colcha de Retalhos será apresentado também no Distrito de São José da Mata.

E, encerrando a noite, entrará em cena no Cine Teatro do Sesc Centro Campina Grande, às 20 horas, o espetáculo Olhos Malditos do Grupo de Teatro Os Cariris, de São João do Rio do Tigre. A peça mostra uma tragédia familiar que relata a desestrutura de uma família tradicional movida por ódio, amor, ambição, inveja e paixões platônicas. Olhos capazes de provocar a morte, simplesmente por um desejo incontrolável compulsivo e perigoso.

A VII Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua é realizada pelo Sesc Paraíba em parceria com o Departamento Nacional do Sesc e vai até domingo, dia 14, levando cultura popular para as diversas localidades de Campina Grande. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3341-5800 ou no endereço eletrônico www.sesccultural.blogspot.com.

Confira a programação:

Dia 13
PRAÇA DA BANDEIRA

10h - Espetáculo “SHAKESPARIANO” - Companhia Bagana de Teatro - Mossoró (RN)

BAIRRO DA CATINGUEIRA

10h - Espetáculo “COLCHA DE RETALHOS” - Cia. Boca de Cena - João Pessoa (PB)

CATOLÉ DE ZÉ FERREIRA

16h - Apresentação dos espetáculos de danças folclóricas: Grupo Acauã da Serra, Raízes, Dance Charm, Originis, Boys Crazy Of Dance.

DISTRITO DE SÃO JOSÉ DA MATA

17h - Espetáculo “COLCHA DE RETALHOS” - Cia. Boca de Cena - João Pessoa (PB)


Dias 13 e 14/11 - OVERDOZE


Várias modalidades artísticas, doze horas seguidas de cultura e um só lugar. O Overdoze é uma atividade satélite do Palco Giratório e marcará o encerramento da VII Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua, acontecendo a partir das 18 horas do dia 13 e encerrando na manhã do dia 14.

Diversos espaços do Sesc unidade Centro em Campina Grande servirão de palco para apresentações de esquetes teatrais, danças, músicas, cinema (curta-metragem) e artes plásticas. Além disso, será servida durante todo o evento uma ceia com vários tipos de sopas, caldos, sanduíches e um tradicional quentão.

Programação diversificada no penúltimo dia da Mostra Ariús

Nesta sexta-feira, 12, a VII Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua terá uma programação bastante diversificada, com apresentações de espetáculos voltados para o público infantil e adulto. As encenações acontecerão na Praça da Bandeira, em Campina Grande, nos turnos da manhã e tarde.

A programação começa com o espetáculo O Dia Em Que Judas Foi Traído, do Grupo de Teatro Aberto - GRUTA, de João Pessoa (PB). Em um cemitério do interior nordestino, no dia de finados, uma viúva visita o túmulo do marido juntamente com seus dois filhos. Numa atmosfera envolvente, antigas histórias começam a ser desvendadas e surgem intrigas, discórdias e esclarecimentos. A apresentação tem início às 10 horas.

No turno da tarde, a partir das 16 horas, a criançada poderá se divertir com o espetáculo Colcha de Retalhos, da Cia. Boca de Cena, de João Pessoa (PB). Em forma de teatro de bonecos, a peça apresenta, de uma só vez, três histórias diferentes. A primeira é uma bem humorada adaptação do clássico Chapeuzinho Vermelho. A segunda conta a história de um cão amestrado que possui um rabo bem temperamental. Na última, a protagonista Minhoquica é uma minhoca muito louca à procura da sua cara metade.

Paralelamente a essas atrações continuarão acontecendo as oficinas circense e de danças folclóricas na PROAMEV do bairro Catingueira. A VII Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua é um evento realizado pelo Sesc Paraíba em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3341-5800 ou no endereço eletrônico www.sesccultural.blogspot.com.

Confira a programação:

Dia 12

PRAÇA DA BANDEIRA

10h - Espetáculo “O DIA EM QUE JUDAS FOI TRAÍDO” - Grupo de Teatro Aberto GRUTA - João Pessoa (PB)
16h - Espetáculo “COLCHA DE RETALHOS” - Cia. Boca de Cena - João Pessoa (PB)

Dia 13
PRAÇA DA BANDEIRA

10h - Espetáculo “SHAKESPARIANO” - Companhia Bagana de Teatro - Mossoró (RN)

BAIRRO DA CATINGUEIRA

10h - Espetáculo “COLCHA DE RETALHOS” - Cia. Boca de Cena - João Pessoa (PB)

CATOLÉ DE ZÉ FERREIRA

16h - Apresentação dos espetáculos de danças folclóricas: Grupo Acauã da Serra, Raízes, Dance Charm, Originis, Boys Crazy Of Dance.

DISTRITO DE SÃO JOSÉ DA MATA

17h - Espetáculo “COLCHA DE RETALHOS” - Cia. Boca de Cena - João Pessoa (PB)


OFICINAS
Dias 8, 9, 10, 11 e 12
PROAMEV - Catingueira

8h às 11h - Oficina Circense (Pernas de pau, acrobacias)
Ministrante: Challena Barros (Atriz e professora)

14h às 17h - Oficinas de Danças Folclóricas
Ministrante: Sérgio Nascimento (Coreógrafo, dançarino e artesão)


Dias 13 e 14/11 - OVERDOZE

Várias modalidades artísticas, doze horas seguidas de cultura e um só lugar. O Overdoze é uma atividade satélite do Palco Giratório e marcará o encerramento da VII Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua, acontecendo a partir das 18 horas do dia 13 e encerrando na manhã do dia 14.

Diversos espaços do Sesc unidade Centro em Campina Grande servirão de palco para apresentações de esquetes teatrais, danças, músicas, cinema (curta-metragem) e artes plásticas. Além disso, será servida durante todo o evento uma ceia com vários tipos de sopas, caldos, sanduíches e um tradicional quentão.