quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Dois espetáculos movimentam o Festival Palco Giratório do SESC PB nesta quarta (09)

Após uma semana de dança, teatro e música, o Festival Palco Giratório Sesc Paraíba apresenta nessa quarta-feira (9), às 17h, o espetáculo 'Hysteria', do grupo XIX de Teatro. Logo em seguida, às 20h, é a vez de 'Nada, Nenhum e Ninguém', da Trupe Arlequin de Circo e Teatro e do Grupo Experimental Cena Aberta (GECA), apresentar sua performance no Cine teatro Sesc Centro. É importante salientar que o espetáculo 'Hysteria' ainda não tem local de apresentação definido.

O primeiro espetáculo do dia, 'Hysteria', de São Paulo, se passa no final do século XIX, nas dependências de um hospício feminino carioca, onde cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições – reflexos diretos de uma sociedade em transição em que os valores burgueses buscavam adequar a mulher a um novo pacto social.

No espetáculo, as plateias masculina e feminina são separadas, e as mulheres convidadas a interagir com as atrizes, fazendo de cada apresentação uma experiência dramatúrgica única. O fato de abdicar do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação também chama a atenção.

O espetáculo que encerra a programação do dia, 'Nada, Nenhum e Ninguém', da Paraíba, mostra as possibilidades de um teatro de celebração, onde se unem para uma viagem irreal os atores e os espectadores, pelo memorial do fabuloso universo da nossa cultura.

Sendo personagens dessa história quatro mambembes (Baobá, Tebas, Filó e Zuriel), que há mais de quatrocentos anos vivem situações de conflitos, colocando em evidência seus medos, sonhos, inseguranças, e as memórias do humano. Essa peça é fruto de um trabalho em equipe envolvendo a Trupe Arlequin de Circo e Teatro e o GECA (Grupo Experimental Cena Aberta).

Os ingressos para as apresentações custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (estudante, comerciário e dependente com carteira do SESC) e é gratuito para crianças de até 10 anos, portadores de necessidades especiais e idosos acima de 65 anos).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3341-5800, pelo blog www.sesccultural.blogspot.com, ou ainda, no setor de Cultura do Sesc Centro Campina Grande, localizado à rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.