sexta-feira, 11 de março de 2011

TSI do Sesc comemora Dia Internacional da Mulher em CG

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em todas as localidades pela importância e destaque do papel que a mulher tem conquistado ao longo da história. Uma trajetória que nem todos ainda conhecem vai ter atenção especial na reunião desta sexta-feira do grupo de Trabalho Social com Idosos do Sesc em Campina Grande, a partir das 15 horas na unidade Centro.

A data marca um fato de 1857, em que operárias de uma fábrica de tecidos situada na cidade norte americana de Nova Iorque fizeram uma greve, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, mas a manifestação foi reprimida com violência. As operárias foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, onde aproximadamente 130 tecelãs morreram.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres. E no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Além das operárias, todas as mulheres são homenageadas pelo seu desempenho na evolução da sociedade e atuação ativa no dia a dia da vida moderna. Por isso, a palestrante Gleydice Bernardes irá trabalhar a auto estima das participantes com uma explanação sobre a história das mulheres desde registros bíblicos até os dias atuais. Segundo a assistente social Najat Rassi, “muitas mulheres se sentem inferiores e dedicam suas vidas exclusivamente para suas famílias e trabalhos, por isso é necessário lembrá-las o quanto são importantes, fortes e amadas”.

As reuniões do TSI do Sesc Centro em Campina Grande acontecem todas as sextas-feiras a partir das 15 horas. Para participar do grupo e conhecer as demais atividades, basta entrar em contato com o setor através do telefone (83) 3341-5800 ou se dirigir até a unidade, que fica na Rua Giló Guedes, Santo Antônio, 650.

Oficina de máscaras no Sesc em Campina

O Sesc Paraíba desenvolve em Campina Grande o Projeto Oficinarte, que consiste em oferecer oficinas, foi idealizado para facilitar o acesso dos comerciários e demais interessados com o aprendizado das diversas vertentes da arte, surge como uma ferramenta facilitadora entre o querer aprender e aquele que possibilita o aprendizado. As oficinas acontecerão durante todo o ano.

O Projeto tem inicio em 2011 oferecendo a oficina de Máscaras e Adereços para fantasia, ministrada pela artista plástica e decoradora Daniela Pessuti. A ação será desenvolvida durante cinco dias na unidade centro e proporcionará a ampliação do conhecimento sobre a utilização, construção e criação de adereços. Os métodos serão simplificados, possibilitando que pessoas com pouca experiência absorvam o conteúdo e produzam peças com desenvoltura, a mesma simplicidade se aplica ao material utilizado, se baseando no papelão, tesouras, papel Craft e demais componentes como lantejoulas, purpurinas e tecidos.

Muito utilizadas no período de carnaval, as máscaras dão um toque de mistério e glamour aos que aderem a este estilo de adereço que surgiu na Grécia durante as festas dedicadas ao Deus Dionísio, na esperança que ele se encontrasse entre os convidados. As máscaras também estão presentes no teatro e na religião, quando são utilizadas em cerimônias em culturas primitivas.

A oficina acontece de 21 à 25 de março das 14 às 17 horas e as inscrições podem ser efetivadas no setor de cultura com a doação de três quilos de alimentos não perecível, que será repassado ao Banco de Alimentos Sesc. O Sesc unidade Centro fica localizado na rua Giló Guedes, 650 – Santo Antonio – 3341-5800.


Sesc prossegue em 2011 com as atividades culturais em CG com o projeto Oficinarte

A Unidade do Sesc Centro Campina Grande prossegue as atividades culturais após o recesso deste início de ano. Além de todos os projetos e eventos desenvolvidos anualmente pela instituição, já em março começam a ser realizadas oficinas do projeto Oficinarte, direcionadas a comerciários, dependentes, artistas e à comunidade em geral. As inscrições já estão abertas e são realizadas com a doação de 3 quilos de alimento não perecível, que serão direcionados ao Banco de Alimentos do Sesc. Cada oficina terá a duração de 15 horas.

A proposta do projeto Oficinarte, é realizar 6 (seis) diferentes oficinas durante o ano que possibilitem o engrandecimento do conhecimento artístico dos participantes. Estas oficinas são ferramentas nas quais são desenvolvidas técnicas rápidas e precisas que, quando aprofundadas, permitem aos seus participantes a condição de refletir e intervir na melhora da produção artística local.

De 21 a 25 de março, será desenvolvida na unidade Centro a oficina Máscara e Adereço para Carnaval, das 14 às 17 horas. A oficina, que é realizada a partir de materiais reciclados, será ministrada peça artista plástica e decoradora Daniela Pessuti. Em maio, de 02 a 06, entre as 18 e 21 horas, acontecerá a oficina de Iluminação, que será ministrada pelo iluminador e ator Napoleão Gutemberg. Já entre 11 e 15 de julho, será desenvolvida das 19 às 21 horas a oficina de Técnica Vocal, ministrada pelo professor Adren Alves.

No mês de agosto, de 01 a 05, entre as 18 e 21 horas, acontecerá a oficina História do Teatro, que contará com o ministrante Diógenes Maciel. De 05 a 09 de setembro, será a vez da oficina de Dança Contemporânea, que será realizada das 18 às 21 horas. E encerrando o Oficinarte 2011, acontecerá no mês de outubro a oficina de Expressão Corporal, também das 18 às 21 horas.

Pessoas a partir de dezesseis anos podem se inscrever nas oficinas. Os interessados devem se dirigir ao Setor de Cultura do Sesc Centro Campina Grande, localizado na rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3341-5800.