Projetos

MÚSICA

Arraia do Sesc. Foto/Divulgação
Arraiá do Sesc
A programação deste ano contempla atrações regionais, como quadrilhas, grupos de danças folclóricas e trios de forró pé-de-serra, como forma de fortalecer a cultura popular nordestina. O evento ocorrerá dentro um cenário característico de uma cidade do interior nordestino e o público poderá participar de brincadeiras juninas, além saborear comidas típicas.

Período Realizado: Junho

Projeto 7 Notas
Projeto de pesquisa musical que resgata as músicas dos grandes compositores brasileiros, na voz dos cantores (as) de Campina Grande. É um projeto  consolidado que se tornou de grande importância e referência de qualidade para o movimento musical, principalmente por ser um projeto de pesquisa que vem envolvendo um grande número de artistas.

Período Realizado: Dezembro.

Encontro de Música de Raiz
O Encontro da Música Regional de Raiz tem o objetivo de democratizar o acesso à diversidade de manifestações culturais e aproximar os artistas do público. Ambos são realizados pelo Sesc Paraíba em parceria com o Departamento Nacional.

Período Realizado: Dezembro

Projeto Sobremesa Musical. Foto/Divulgação
Sobremesa Musical
O Projeto Sobremesa Musical tem a função de incentivar a difusão da música local e levar produções de qualidade para o horário do almoço são os objetivos do projeto, que também aproxima o artista campinense do seu público. Até novembro, o Sobremesa Musical apresenta os artistas da região em restaurantes conveniados ao SESC e no SESC Açude Velho.

Restaurantes Conveniados:
- Maria, Maria
- Vila Antiga II
- Buninas

Período Realizado: Durante o Ano.

Mostra de Música Autoral e Experimental
A realização de apresentações de musicas autorais e experimentais para estimular e incentivar compositores, musicos e cantores na produção da musica paraibana. Outro fator importante, será a gravação de 1000 (mil) CDs com os cantores e compositores envolvidos no Projeto.


CINEMA

Escola contemplada com o projeto O Cinema Vai à Escola,
no José Pinheiro.
Foto/Divulgação
O Cinema Vai à Escola
O projeto Cinema Vai à Escola busca, por meio de suas ações, educar os sentidos através da sétima arte e ser um instrumento de apoio, levando a alunos e professores os elementos básicos da linguagem audiovisual. Além disso, busca a formação de uma plateia, interligando o cinema ao aprendizado em sala de aula. Esse trabalho ocorre de forma itinerante em parceria com o Departamento Nacional do SESC.

Período Realizado: Durante o Ano.

Semana Curta Campina
A II Semana Curta Campina tem como objetivo divulgar as obras de diretores campinenses e estimular a discussão sobre a produção cinematográfica desenvolvida na cidade.

Período Realizado: Agosto


TEATRO

Espetáculo O Fio Mágico.Foto/Divulgação
Mostra Curumim
 A Mostra tem como objetivo envolver o público infantil no universo lúdico das artes cênicas, bem como proporcionar o livre acesso à linguagem teatral, promovendo assim o exercício dos sentidos e contribuindo para o desenvolvimento das crianças.
 A Mostra Sesc Curumim tem raízes na Aldeia Palco Giratório, agregando fortes influências e valorizando ainda mais suas ações. O Palco Giratório, realizado há 13 anos, é o maior evento de circulação das artes cênicas do país, e leva ao público uma programação múltipla de espetáculos que perpassam por vários estilos e linguagens cênicas.

Período Realizado: Março

Palco Giratório
O Palco Giratório é uma ação coletiva entre o SESC nos estados, o público, os artistas e produtores culturais, se propondo a desenvolver, transformar, propagar e descentralizar as artes cênicas no Brasil.

Período Realizado: Durante o Ano.


MOSTRA E EXPOSIÇÕES

Projeto ArteSesc
Desenvolver a educação dos sentidos, através de exposições e oficinas ministradas, durante a realização do evento e trazer para nosso convívio obras dos grandes mestres das artes plásticas.

Período Realizado: Durante o Ano.

Salão de Artes Plásticas
Várias exposições de quadros, esculturas pinturas de desenhos acontecendo simultaneamente em galerias de Museus, salas de exposições e em praças públicas, com intenção de descentralizar as ações do SESC e educar as pessoas, através das artes visuais.

Período Realizado: Durante o Ano.


OFICINAS


Oficina de Iluminação. Foto/Divulgação
Projeto Oficinarte
O projeto Oficinarte iniciou em março e tem o objetivo de realizar seis oficinas com diferentes temáticas durante o ano, que possibilitem o engrandecimento do conhecimento artístico dos participantes. Estas oficinas são ferramentas nas quais são desenvolvidas técnicas rápidas e precisas que, quando aprofundadas, permitem aos seus participantes a condição de refletir e intervir na melhora da produção artística local.

Período Realizado: Durante o Ano.

Oficinas Promovidas:
- Máscara e Adereço para Carnaval
- Iluminação
- Técnica Vocal
- História do Teatro
- Dança Popular
- Expressão Corporal
- Canto
- Composição e Improviso


GERAL

Trabalho Exposto no OverDoze. Foto/Divulgação
OverDoze
O Overdoze é uma das atividades satélites do projeto Palco Giratório. Estão programadas apresentações de esquetes teatrais, danças, capoeira, maculelê, música, poesia dramatizada e artes plásticas, que serão realizadas nos diversos espaços do Sesc Centro em Campina Grande. O objetivo desta iniciativa é integrar a classe cultural de Campina Grande, abrindo espaço para apresentações e artistas locais, despertando a produção não apenas no município, mas em toda a região. Cada apresentação, seja inédita ou não, terá a duração máxima de vinte minutos. Uma comissão julgadora escolhida pelo Setor de Cultura do Sesc elegerá os melhores trabalhos apresentados no evento.

Período Realizado: Outubro

Nenhum comentário: