sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mostra de Cinema Nacional encerra exibições com documentários


Encerrando a Mostra de Cinema Nacional, o SESC Paraíba exibe neste sábado (21), os filmes O Velho, a História de Luiz Carlos Prestes e Roberto. A sessão acontece às 19h na sala de vídeo do SESC centro Campina Grande, com entrada franca.
O primeiro filme da noite será o curta-metragem Roberto do diretor Amilcar M. Claro. O filme é um olhar sobre a vida e a obra de Roberto Santos, cineasta fundamental, autor de filmes antológicos como O Grande Momento e A Hora e Vez de Augusto Matraga, e cuja trajetória de realizador se misturou e se confundiu com a própria história do moderno cinema paulista.
Em seguida, acontecerá a exibição de O Velho, a história de Luiz Carlos Prestes. A partir de depoimentos de testemunhas da história, imagens de época e com uma narração informal, entremeados por pequenos respiros poéticos, o documentário conta a história do líder de esquerda Luiz Carlos Prestes (1898-1990). De líder tenentista a secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o “Cavaleiro da Esperança” foi um dos personagens mais emblemáticos da história do Brasil no século 20.
O Projeto teve início no último dia 16, com o objetivo de se constituir mais um espaço para a valorização e difusão das produções cinematográficas brasileiras. A mostra de Cinema Nacional foi uma realização do SESC Paraíba, em parceria com o Departamento nacional do SESC e a Programadora Brasil.
Mais informações sobre a exibição deste sábado podem ser obtidas pelo telefone 3341-5800 ou no endereço eletrônico www.sesccultural.blogspot.com .

Informações sobre os filmes

Roberto (1994/Doc/17 min)
O Velho - A História de Luís Carlos Prestes (1997/Doc/105 min)

Mostra de Cinema apresenta A Hora da Estrela


O filme da protagonista paraibana Marcélia Cartaxo estará em cartaz nesta sexta-feira (20), no SESC Centro Campina Grande. A Hora da Estrela, que rendeu alguns dos principais prêmios em festivais, como o Urso de Berlim para a atriz Cartaxo. O filme é o destaque de hoje na programação da Mostra de Cinema Nacional. Além dele, a película Como se Morre no Cinema também estará na telona. Ambos serão apresentados a partir das 19h. A entrada é franca.

A programação será aberta por Como se Morre no Cinema, com direção de Luelane Loiola Corrêa. A história se passa com as memórias do papagaio que participou da filmagem do clássico brasileiro Vidas Secas, em 1962, quando atuou ao lado da cachorra Baleia.

Logo após, será apresentado A Hora da Estrela, baseado no romance homônimo de Clarice Lispector. Este é o primeiro longa-metragem de Suzana Amaral. Modelo fértil para a história da adaptação cinematográfica brasileira pela forma criativa com que trabalha o discurso literário e sua transposição para o cinema. A história narra a tragédia social do retirante nordestino a partir do percurso de Macabéa, uma imigrante alagoana que abandona o Nordeste para viver na metrópole.

A Mostra de Cinema Nacional, realizada em parceria com o Departamento Nacional do SESC e a Programadora Brasil, prossegue até o próximo sábado (21). O evento se constitui em mais um espaço para a difusão do cinema brasileiro. Mais informações pelo telefone 3341-5800 ou no SESC Centro Campina Grande, localizado na Rua Giló Guedes, Santo Antônio, 650.

Confira a programação:


Sexta – 20/11


Como se Morre no Cinema – Luelane Loiola Corrêa
A Hora da Estrela – Suzana Amaral

Sábado - 21/11


Roberto – Amílcar M. Claro
O Velho, a História de Luiz Carlos Prestes – Toni Venturi