quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sonora Brasil apresenta Quinteto Latino-Americano de Sopros em Campina

Com o intuito de divulgar uma produção musical ampla e diversificada, além de valorizar a pureza do som e qualidade musical, a turnê do projeto Sonora Brasil do Sesc traz o Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba para uma única apresentação em Campina Grande, no dia 16 de agosto, às 18 horas, no auditório do Departamento de Arte Mídia da Universidade Federal de Campina Grande. A entrada será 1 kg de alimento não-perecível.

Formado por professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, o Quinteto Latino-Americano de Sopros tem na sua formação atual Renan Rezende (flauta), João Johnson dos Anjos (oboé), Carlos Rieiro (clarinete), Heleno Feitosa, O Costinha (fagote) e Cisneiro Andrade (trompa).

O grupo, além de participações em diversos festivais como o Sonora, já participou da gravação de CDs de compositores como Sivuca e Leandro de Carvalho. Isso mostra que o quinteto vem sendo apreciado pelos músicos e críticos da área.

Com mais de dez anos, o Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais é realizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com os regionais da instituição. O projeto objetiva desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, projetando no tempo a tradição escrita e oral, através de apresentações de caráter essencialmente acústico.

A turnê desta 13ª edição do Sonora Brasil homenageia a Música Brasileira do século XX, através da obra de Cláudio Santoro e Guerra-Peixe. Esses dois compositores cumpriram um importante papel na estruturação das bases da música erudita contemporânea no Brasil. O movimento Música Viva, que a partir de 1939 movimentou a cena musical do país sob a liderança de H. J. Koellreutter, estudou e difundiu o dodecafonismo, técnica de composição que, naquela época, representava a vanguarda musical na Europa.

Mais informações pelo telefone 3341-5800 ou no Sesc Centro Campina Grande, que fica na Rua Giló Guedes, 650 - Santo Antônio.