quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vida e Obra de Portinari será transmitida em videoconferência no Sesc Centro



Auto-retrato de Portinari. (1957) Óleo s/ madera, 55 x 46 cm 
Um dos maiores artistas plásticos do país, Cândido Portinari, terá sua vida e obra exibida em videoconferência neste dia 25 de maio, quarta-feira, no Sesc Centro em Campina Grande, com início previsto a partir das 14 horas e término às 17 horas. A transmissão ocorrerá diretamente do Departamento Nacional do Sesc e será apresentada pelo filho de Portinari, João Cândido.

O atual responsável pela obra do pai e diretor do Projeto Portinari, João Cândido exibirá junto com Suely Avelar, coordenadora do Núcleo Educativo, o catálogo Raisonné que reúne todas as obras de Portinari, contextualizando-as por meio de verbetes e informações técnicas, históricas e bibliográficas. A videoconferência abordará as possibilidades de leitura deste material e os desafios para sua realização. A transmissão é aberta a todos os públicos interessados na vida e obra de Portinari, principalmente a artistas, professores, estudantes de arte e envolvidos com cultura em todos os seus aspectos.

Portinari, influenciado pela sua infância pobre, sempre abordou em suas telas questões sociais. Com sua estética inspirada pela arte moderna europeia, ele transitava com habilidade entre o estilo surrealista, o cubista e os afrescos mexicanos. Seus principais trabalhos, Lavradores de Café (1939) e Guerra e Paz (1952-1956), são considerados obras fundamentais da pintura, sendo este último feito por encomenda do Governo Brasileiro para presentear a Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, na qual esteve exposto até 2010, ano em que retornou ao Brasil.

A videoconferência é uma realização do Departamento Nacional do Sesc em parceria com o Sesc Paraíba. A entrada é gratuita e será transmitida na sala de videoconferência, no 1º andar do Sesc Centro em Campina Grande. Mais informações podem ser obtidas na própria unidade, localizada na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio, pelo telefone 3341-5800 e pelo endereço eletrônico sesccultural.blogspot.com.