quarta-feira, 20 de abril de 2011

Oitava edição da Mostra Sesc Curumim é encerrada com histórico extremamente satisfatório

O Sesc Paraíba realizou nesses últimos dez dias a VIII Mostra Sesc Curumim de Teatro Infantil – Aldeia Palco Giratório em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. O evento ocorreu entre os dias 11 e 20 de abril, na unidade do Sesc Centro, Campina Grande. 
Cine-teatro do Sesc / Foto: Divulgação
A edição 2011 da Mostra Curumim conseguiu, por meio do cinema, do teatro, das oficinas, exposições de brinquedos populares e contações de histórias, tornar democrático o acesso aos bens culturais. Além disso, o evento desse ano trouxe uma novidade: a apresentação de um grupo de dança regional.
Projeto Brincando com a Leitura (Biblioteca do Sesc)
Durante dez dias a magia, o sonho, a realidade e a diversão fizeram parte da rotina do público que prestigiou a Mostra. O espanto e a alegria presente nos rostos das crianças foi o espetáculo mais inesquecível que se pode presenciar. E assim o Sesc atingiu seu objetivo de, através da cultura, educar e transformar os pequenos cidadãos. Envolvendo a plateia no universo lúdico das artes cênicas, a programação proporcionou o livre acesso à linguagem teatral, promovendo também o exercício dos sentidos e contribuindo para o desenvolvimento das crianças.

Foto do espetáculo Em Cada Canto um Conto
Este ano o evento contou com a participação de grupos teatrais de várias regiões do país (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e também de São Paulo), exibiu curtas voltados ao público infanto-juvenil (Josué e o Pé de Macaxeira, A Traça Teca, Devoção, e A Velha a Fiar) e realizou mais de 80 oficinas (Oficina de Construção de Brinquedos Populares com Material Reciclável, Oficina de Contação de Histórias, Oficina A Percepção do Gesto no Teatro de Animação), além do Projeto Brincando com a Leitura (idealizado pela biblioteca do Sesc) e da exposição de brinquedos populares. 

Oficina de Construção de Brinquedos Populares com material reciclável
Ao todo, sessenta escolas participaram do evento, totalizando nos dez dias uma participação de mais de 9 mil alunos de escolas municipais e estaduais. Mais de 80 mil atendimentos foram realizados, um recorde nestas oito edições da Mostra. Além disso, professores e alunos da Escola Normal visitaram o evento, acompanhando alguns dias da programação, contribuindo com a Mostra e também aprendendo com o Sesc. Esta iniciativa por parte dos educadores é importante, pois a interação da sala de aula com o universo artístico só pode proporcionar benefícios aos educandos.

 Foto do espetáculo A Lenda das Lágrimas (Cia Polichinelo)
Maiores informações sobre as ações do Sesc podem ser obtidas na unidade Centro, que fica na Rua Giló Guedes, Santo Antônio, 650 ou pelo telefone (83) 3341-5800.