O Sesc Paraíba realizou nesses últimos dez dias a VIII Mostra Sesc Curumim de Teatro Infantil – Aldeia Palco Giratório em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. O evento ocorreu entre os dias 11 e 20 de abril, na unidade do Sesc Centro, Campina Grande.
Cine-teatro do Sesc / Foto: Divulgação |
Projeto Brincando com a Leitura (Biblioteca do Sesc) |
Durante dez dias a magia, o sonho, a realidade e a diversão fizeram parte da rotina do público que prestigiou a Mostra. O espanto e a alegria presente nos rostos das crianças foi o espetáculo mais inesquecível que se pode presenciar. E assim o Sesc atingiu seu objetivo de, através da cultura, educar e transformar os pequenos cidadãos. Envolvendo a plateia no universo lúdico das artes cênicas, a programação proporcionou o livre acesso à linguagem teatral, promovendo também o exercício dos sentidos e contribuindo para o desenvolvimento das crianças.
Foto do espetáculo Em Cada Canto um Conto |
Este ano o evento contou com a participação de grupos teatrais de várias regiões do país (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e também de São Paulo), exibiu curtas voltados ao público infanto-juvenil (Josué e o Pé de Macaxeira, A Traça Teca, Devoção, e A Velha a Fiar) e realizou mais de 80 oficinas (Oficina de Construção de Brinquedos Populares com Material Reciclável, Oficina de Contação de Histórias, Oficina A Percepção do Gesto no Teatro de Animação), além do Projeto Brincando com a Leitura (idealizado pela biblioteca do Sesc) e da exposição de brinquedos populares.
Ao todo, sessenta escolas participaram do evento, totalizando nos dez dias uma participação de mais de 9 mil alunos de escolas municipais e estaduais. Mais de 80 mil atendimentos foram realizados, um recorde nestas oito edições da Mostra. Além disso, professores e alunos da Escola Normal visitaram o evento, acompanhando alguns dias da programação, contribuindo com a Mostra e também aprendendo com o Sesc. Esta iniciativa por parte dos educadores é importante, pois a interação da sala de aula com o universo artístico só pode proporcionar benefícios aos educandos.
Foto do espetáculo A Lenda das Lágrimas (Cia Polichinelo) |
Maiores informações sobre as ações do Sesc podem ser obtidas na unidade Centro, que fica na Rua Giló Guedes, Santo Antônio, 650 ou pelo telefone (83) 3341-5800.