segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Primeiro dia da III Semana Curta Campina apresenta filmes de Campina no Sesc Centro


Começa hoje a maratona de uma semana de exibição e debates de curtas metragens no Sesc Centro. A III Semana Curta Campina possibilitará ao público apreciar dezenas de obras produzidas em Campina Grande e região. A mostra será realizada até a próxima sexta-feira, 12, às 19 horas. A entrada é franca.

No primeiro dia da mostra, serão exibidos quatro curtas-metragens campinenses. Serão exibidos A Fábrica de Gravatas (Fic.), de Erik Medeiros, A Troca (Fic.), de Samantha Pimentel, Ensaio (Fic.), de Altieres Estevam, Maria do Caixão (Doc.), de Hildeberto Figueiredo e Alisson Marques.

A Fábrica de Gravatas (Érik Brito) Foto/Divulgação
A Fábrica de Gravatas não é um filme para entender com a razão, mas com os sentimentos. A Troca mostra as dificuldades de um casal que sofre com a árdua seca que atinge o sertão paraibano. Ensaio apresenta Lílian, uma garota que, ao ser fotografada para um book fotográfico, é abusada sexualmente e com isso, o relacionamento com seu noivo é abalado. E Maria do Caixão é um documentário sobre uma das primeiras moradoras da Vila Cabraldo Bairro de Santa Rosa, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Uma senhora cheia de previdência para tudo na vida, inclusive para a morte.

Logo após as exibições dos filmes, haverá uma conversa entre os cineastas e o público. O intuito é contribuir para o enriquecimento da produção e possibilitar o acompanhamento da produção cinematográfica local, que está se intensificando a cada ano, mas, na ausência de espaços disponíveis, ainda encontra dificuldades de escoamento.

A Troca (Samantha Pimentel) Foto/Divulgação

A Semana Curta Campina é uma mostra de cinema que surgiu em 2009 e tem o objetivo de incentivar a produção de cinema local, proporcionando um espaço de exibição e discussão dos curtas metragens. A cada edição, o número de obras inscritas na mostra e o público participante vem aumentando. Este ano, inclusive, foram abertos espaços para produções de outras cidades como Aparecida, Guarabira e Sousa.

A III Semana Curta Campina é uma realização do Sesc Paraíba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3341-5800, pelo e-mail culturasesccg@gmail.com, ou ainda no Sesc Centro Campina Grande, na Rua Giló Guedes, 650, Santo Antônio.


Confira a programação completa da III Semana Curta Campina:

09 de Agosto – 19 horas (Classificação indicativa: 12 Anos)
O Homem e a Serra, de Luiz Cacau - (Doc)
Estrelando José Sawlo, de Leandro Alves - (Doc)
Hoje Tem Espetáculo?, de Leandro Alves - (Doc)
O Prazer em Cartaz, de Sandro Mangueira - (Doc) (+ 18 Anos)

10 de Agosto – 19 horas (Classificação indicativa: 12 Anos)
Tempere a Gosto, de Raisa Meira - (Ficção)
Namoro de Simpatia, de Fabiana Melo - (Ficção)
O Bom Baiano, de Wellyton Queiroz, Sílvio César, Bruno Leandro - (Doc)

11 de Agosto – 19 horas (Classificação indicativa: 12 Anos)
22 Anos, de Anne Emanuelle - (Doc)
Quando eu Crescer, de Emmanuel Dias - (Doc)
Isso não é uma Canção de Amor!, de Hildeberto Figueiredo - (Ficção)
Concreto, de Jaime Guimarães - (Doc)

12 de Agosto – 19 horas (Classificação indicativa: 12 Anos)
Nóia, de Erik Medeiros - (Ficção)
A Foca do Judeu, de Altiéres Estevam - (Ficção)
Nòia, de Erik Medeiros - (Ficção)
Peregrinos, de Adeilton Costa e Ítalo Jones - (Doc)

Confira a programação do Primeiro Dia da Semana Curta Campina


Dia 08




A Fábrica de Gravatas, de Erik Medeiros
Natasha Dantas protagoniza uma mulher atordoada numa realidade estranha, nos fazendo sentir angustiados com a rotina, o consumismo, a industrialização, o machismo, o competivismo, a massificação e a ganância humanas. Trata-se de um enredo com forte inspiração surreal. Não é para entender com a razão, mas com os sentimentos.

A Troca, de Samantha Pimentel
No alto sertão paraibano, o casal Laurinha e Antônio sofre com a árdua seca que atinge a região. Laurinha que sempre morou na cidade, e ainda não esta totalmente adaptada a vida rural. O agricultor Antônio, natural do sertão, que há anos sofre com a situação precária causada pela falta de chuva, não se deixa abalar e com fé reza a São Pedro, para que mande fartura para o sertão.

 
Ensaio, de Altieres Estevam
Lílian (Cleziana Melo) está sendo fotografada para o seu book fotográfico sem imaginar que durante a seção de fotos o fotografo Carlos (Levi Oliveira), se revela um perveso louco sexual que a ataca e a violenta brutalmente, deixando marcas tão profundas que modificarão seu relacionamento com seu noivo (Vinícius Mousinho), e que nem mesmo ela poderá suportar

Maria do Caixão, de Hildeberto Figueiredo e Alisson Marques
Maria do Caixão é um documentário sobre uma das primeiras moradoras da Vila Cabraldo Bairro de Santa Rosa, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Uma senhora cheia de previdência para tudo na vida, inclusive para a morte. Dona Angélica foi a um velório, lá encontrou um prato, nele havia moedas... Impressionada com o que presenciou, realiza um ato sem saber que marcaria para sempre a sua vida. Essa curiosa história é contada por uma personagem da vida real, com seus 86 anos de idade e sua alegria de viver.