sábado, 22 de agosto de 2009

Palco Giratório - Saiba mais

A proposta - Ação coletiva entre o SESC nos estados, o público, os artistas e produtores culturais, o Palco Giratório propõe-se a desenvolver, transformar, propagar e descentralizar as artes cênicas no Brasil. O projeto foi criado em 1998, e desde então já participaram dos circuitos nacionais 128 espetáculos, de diversos estados.


Alcance ampliado - Para incrementar o intercâmbio nacional, o projeto também realiza as Aldeias e Festivais Palcos Giratórios.

* As Aldeias são eventos em que espetáculos do Palco Giratório misturam-se à programação cultural das cidades visitadas, incrementando as cenas artísticas locais. Em 2009 ocorrem 25 Aldeias. As Aldeias se iniciam com Cortejos, quando artistas locais e artistas participantes do Palco Giratório desfilam pela cidade como abertura da Aldeia, e se encerram com o Overdoze, doze horas ininterruptas com as atrações do evento.

** Já os Festivais concentram durante 30 dias todos os espetáculos da mesma edição do Palco Giratório em uma cidade, com participação de espetáculos locais. Em 2009 acontecem 10 Festivais. Entre eles, está a realização do I FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC PARAÍBA 2009. Entre os objetivos do Palco Giratório, está:

:: A ação giratória do Palco :: Descentralização das produções nacionais :: Fortalecimento de novas praças e mercados fora do eixo Rio-São Paulo :: Criação de oportunidades para produtores, técnicos e artistas de artes cênicas :: Incremento da programação do SESC nos estados :: Fomento das produções locais
___________________

>>> E, além das apresentações, dos Festivais e das Aldeias, o Palco Giratório promove uma série de ações paralelas nas cidades que visita:

___ Pensamento Giratório – Encontro para reflexão e discussão entre artistas participantes do Projeto e o público.

___ Conversando com o público – Ao final dos espetáculos, os artistas conversam com a plateia sobre a apresentação.

___ Trocando em miúdos – Grupos do Palco Giratório encontram-se com grupos de artistas locais para intercâmbios de experiências.


_Fonte: SESC Palco Giratório

Nenhum comentário: