terça-feira, 26 de abril de 2011

SESC Centro realiza a primeira oficina do 'Dramaturgia: Leituras em Cena' de 2011

Leitura Dramatizada de 'Gota D'água' - Paulo Pontes - Créditos: Thiago D'angelo
Durante os dias 9 e 11 de maio será realizado no Sesc Centro a Oficina de Técnicas para Leitura Dramatizada para o Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena, ministrado pelo professor e diretor de teatro do Rio de Janeiro, André Paes Leme.

O curso tem o intuito de desenvolver a construção dos personagens, utilizando a análise textual como ponto de partida. No primeiro dia da oficina será focada a análise textual e seus desdobramentos minuciosos que influem na concepção do personagem, compreendendo a estrutura dos diálogos e as variações de tempo-ritmo do texto. Na terça-feira, terão início as aulas práticas, começando assim a criação do personagem analisado. E no terceiro e último dia será investigada uma possível espacialização para a cena e a concretização de uma encenação em grupo.

A oficina terá como base a obra de Guimarães Rosa A Hora e a Vez de Augusto Matraga, que conta a história violenta do problemático personagem título, um filho de coronel metido a valentão que destrata sua esposa e filha com suas inúmeras amantes. Guimarães Rosa escreveu esse clássico da literatura composto de  personagens complexos e recheados de conflitos existenciais. Um prato cheio para atores em treinamento.
Leitura Dramatizada de 'Gota D'água' - Paulo Pontes - Créditos: Thiago D'angelo
Formado no Curso de Direção Teatral na UNIRIO, André Paes Leme já realizou e encenou mais de 50 espetáculos, passando pelo teatro, ópera e concertos musicais. Entre eles Hamelin, de Juan Mayorga e releituras de obras de Nelson Rodrigues, com a peça Que o Diabo Seja Cego, Surdo e Mudo.

Para realizar as inscrições são necessários 2 quilos de alimentos não perecíveis, para serem entregues na unidade Centro, que serão doados ao Banco de Alimentos do Sesc.O Dramaturgia: Leituras em Cena é uma projeto do Departamento Nacional do SESC realizado em parceria com o Sesc Paraíba. Mais informações podem ser obtidas na unidade da Instituição, localizada na Rua Giló Guedes, Santo Antônio, 650, ou pelo telefone (83) 3341-5800.

Nenhum comentário: