terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sesc realiza Mostra de Cinema Infantil neste fim de semana




Clique na imagem para visualizar em tamanho maior a programação completa

Durante os dias 29 e 30 de outubro, o Sesc Paraíba realiza a Mostra de Cinema Infantil no Sesc Centro em Campina Grande, com uma série de curtas-metragens que abordarão temas como folclore, amizade, cultura e fraternidade. As sessões acontecem no Cine-Teatro da unidade e serão exibidas no horário da manhã, a partir das 10 horas, e no período da tarde, a partir das 16 horas. A entrada é gratuita.


No sábado, dia 29, serão exibidos 10 curtas-metragens. De produções consagradas, como Sweet Carolyne, à desenhos marcantes, a exemplo do Sapo Xulé e Calango Lengo. Já no domingo, 30, encerrando a mostra, serão apresentados nove curtas-metragens. Esportes, desenhos, cultura nordestina e indígena serão alguns dos temas abordados nos filmes exibidos. Lembrando que os filmes exibidos pela manhã, serão reapresentados a tarde.



A Mostra de Cinema Infantil tem como objetivo direcionar os espectadores ao universo mágico da infância, além de proporcionar o enriquecimento através de obras que remetem às lendas de nossas culturas. O evento é uma realização do Sesc Paraíba em parceria com o Departamento Nacional. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3341-5800.


Continue lendo para conferir a programação completa.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vincent Price é tema da Mostra de Cinema no Sesc Centro Campina Grande



Um dos principais atores do gênero de terror, Vincent Price, é o tema da Mostra de Cinema que será realizada pelo Sesc Paraíba de 24 a 28 de outubro em Campina Grande. Serão cinco filmes do legendário ator norte-americano, que aterrorizou plateias do mundo inteiro durante quatro décadas, com sua voz soturna e seus personagens macabros. As sessões acontecem no Cine Teatro do Sesc Centro e terão início a partir das 19 horas. A entrada é gratuita.

Os filmes exibidos mostrarão a principal fase de Vincent Price entre as décadas de 1960 e 1970, período no qual atuou com outras lendas do cinema de horror como Boris Karloff (o famoso Frankenstein) e participou de várias adaptações de obras clássicas de Edgar Allan Poe. Sua carreira se estendeu durante os anos 80 fazendo narrações para séries de terror. Mas Price não ficou restrito ao cinema. Na música, sua marcante voz está no clipe de Michael Jackson, Thriller, e durante a turnê de Alice Cooper, The Strange Case. A voz de Price é quem introduz o músico conhecido pela sua mistura de horror e teatro no rock.

Nos anos 1990, Price ainda apareceu em episódios de Os Simpsons e em filmes de Tim Burton (cineasta que o homenageou quando iniciou sua carreira como diretor com o curta-metragem Vincent).

A Mostra de Cinema Vincent Price tem início dia 24 com a exibição de A Queda da Casa de Usher (1960), clássico do suspense, com direção de Roger Corman. Este filme foi o seu primeiro grande sucesso e deu início à dobradinha Price-Corman com uma sequência de oito filmes, todos baseados nas obras de Edgar Allan Poe.

Na terça-feira, 25, será exibido O Corvo (1963). Livremente adaptado do poema homônimo de Poe, no qual Vincent Price contracena com Boris Karloff,  novamente com direção de Roger Corman. No filme, dois bruxos duelam pela supremacia na arte da magia.

Dia 26, é a vez de O Abominável Dr. Phibes (1971) que apresenta um dos seus personagens mais marcantes, o vingador Dr. Anton Phibes. O personagem vai à procura dos nove médicos que ele considera responsáveis pela morte de sua amada esposa.

Continuando a mostra, quinta-feira, 27, será apresentado o filme A Casa dos Maus Espirítos (1959), com direção de William Castle. A história mostra um casal de milionários que convida um grupo de pessoas para uma festa de caça em sua mansão. O convidado que sobreviver, ao final da noite, às provas de vida ou morte ganhará um gordo prêmio em dinheiro.

E para encerrar, sexta-feira, 28, será exibido Muralhas do Pavor (1962), também com direção de Roger Corman e adaptado da obra de Poe. Price interpreta um hipnotizador que prolonga o momento de morte do seu inimigo.

A Mostra de Cinema Vincent Price é uma realização do Sesc Paraíba em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3341-5800.


Saiba mais no site do Sesc.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Conflitos familiares são abordados na última etapa do Palco Giratório em Campina Grande


O Evangelho Segundo São Mateus / Foto: Divulgação
Encerrando o Palco Giratório 2011, o Sesc Paraíba traz a última etapa do projeto para Campina Grande nesta quarta-feira, 19, apresentando o Grupo Delírio (PR), com O Evangelho Segundo São Mateus. Com início às 20 horas, no Cine-Teatro do Sesc Centro, a entrada é feita mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.

Adaptado do texto bíblico O Evangelho Segundo São Mateus e do oitavo poema de O Guardador de Rebanhos, de Fernando Pessoa, o espetáculo trata sobre conflitos familiares. Mateus, o filho, foge de casa subitamente. Seus familiares, perplexos com a situação, tentam encontrar o motivo para a repentina fuga. Dialogando abertamente com o público sobre seus temores e desejos, a peça é um exercício de radicalidade dramatúrgica, rompendo com os padrões naturais de interpretação.

O Grupo Delírio já está atuante há quase três décadas no Paraná, onde já foram produzidos mais de vinte e três espetáculos utilizando a palavra como linguagem e comunicação direta com a plateia, indo além da cena teatral. Com texto e direção de Edson Bueno, o espetáculo O Evangelho Segundo São Mateus tem classificação indicativa livre.

O projeto Palco Giratório é realizado pelo Sesc Paraíba em parceria com Departamento Nacional do Sesc. O objetivo dessa iniciativa, criada em 1998, é fazer circular por todo o Brasil espetáculos de teatro, dança e música das mais variadas regiões e estilos. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3341-5800 ou pelo email culturasesccg@gmail.com.

Veja quais espetáculos passaram por Campina Grande este ano clicando aqui

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sonora Brasil traz a "Banda de Congo Panela de Barro" a Campina Grande, João Pessoa e Guarabira



A tradição oral é mais uma vez o destaque na terceira etapa do Sonora Brasil, realizado pelo Serviço Social do Comércio. Desta vez, o projeto traz à Paraíba a cultura popular capixaba através da Banda de Congo Panela de Barro. As apresentações acontecem nesta sexta, 7, em Campina Grande, sábado, 8, em João Pessoa, e no domingo, 9, estaciona em Guarabira. Em Campina Grande a entrada é feita mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.

A Banda de Congo Panela de Barro vem à Paraíba mostrar uma das principais festividades do povo capixaba. Foto/Divulgação.
A apresentação integra a edição 2011 do projeto, que traz este ano o tema Sagrados Ministérios: Vozes do Brasil, caracterizado por um repertório vocal presente nas festividades populares em devoção a entidades religiosas em todo o país. O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

As bandas de congo estão presentes em várias cidades no litoral do Espírito Santo e são a principal manifestação da tradição oral neste estado, estando relacionadas às festividades de devoção a São Benedito e outros santos. A Banda de Congo Panela de Barro inicia sua festividade no mês de dezembro, quando segue em procissão em direção à mata para a cerimônia da cortada do mastro, que é fincado com a bandeira de São Benedito no dia 25 de dezembro e fica até o domingo de páscoa, quando em nova cerimônia acontece a retirada.

O grupo é formado pelas cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição, que se apresentam com o Mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira. O repertório, que inclui 13 canções de tradição oral e de domínio público, com exceção de São Benedito, composta pelo Mestre Valdemiro Sales, são algumas das músicas entoadas na festividade.

Foto/Divulgação.
Em Campina Grande, a apresentação acontece nesta sexta-feira, 7, no Cine Teatro do Sesc Centro, a partir das 20 horas, e a entrada é feita mediante a entrega de dois quilos de alimento não perecíveis. Em João Pessoa, o grupo se apresenta gratuitamente no Teatro Ednaldo do Egypto no sábado, 8, também às 20 horas. Já em Guarabira, a apresentação, também gratuita, acontece no domingo, 9, às 16 horas, no auditório do Sesc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3158 (João Pessoa), (83) 3341-5800 (Campina Grande) ou (83) 3271-1601 (Guarabira).

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Confira como foi a VIII Mostra Sesc Ariús de Teatro de Rua